Publicado em: 29 de outubro de 2017
O clamor de Bartimeu

Para: Domingo, 29 de outubro de 2017

Texto: Marcos 10.46-52

“Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!” (Mc 10.47)

Sentado na beira do caminho, cego, desempregado, falido, arruinado, excluído do núcleo social, Bartimeu vivia a mendigar. Aos olhos do mundo ele era ninguém, mas aos olhos de Deus ele é alguém. Jamais tinha tido a oportunidade de ver Jesus, todavia, ele creu. Lemos no evangelho de Marcos, capítulo 10, versículo 47: “Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!” (Mc 10.47).

Bartimeu não queria perder a oportunidade de falar com o Salvador, pois sabia que era o único que poderia curá-lo. Foi repreendido pelas pessoas e ordenado que se calasse, mas ele não desanimou. Insistiu em ser ouvido e sua persistência fez Jesus parar e lhe perguntar: “O que é que você quer que eu faça?” E Bartimeu responde: “Mestre, eu quero ver de novo!” Uma oração simples e direta.

Após curá-lo, Jesus afirmou: “Vá, você está curado porque teve fé!” A fé de Bartimeu é contemplada por Jesus. Ele recebe a cura dos olhos humanos e, mais que isso, ganha também uma visão espiritual. Curado, ele segue a Jesus caminho a fora. Não é mais um excluído, mas foi incluído, caminhando entre os seguidores de Cristo.

 Existem situações na vida que nos colocam também junto ao caminho e ofuscam nossa visão de coisas futuras. Desemprego, doenças na família, crise financeira, depressão, angústias diversas. Entretanto, Jesus fez algo por nós e valoriza nossa vida. Ele até sacrificou-se na cruz, para que nós pudéssemos receber perdão e vida eterna. Seu desejo é que todos sejam curados física e espiritualmente, e que já nesta vida tenhamos a visão dos céus. Então, clamemos diariamente: “Senhor Jesus, tem misericórdia de mim! Dá-me fé e esperança!”

Oremos: Senhor, não permitas que nos afastemos de ti. Sustenta-nos na fé em teu amor, perdão, proteção, socorro e paz. Por Cristo. Amém.