Publicado em: 03 de abril de 2017
O perfume não sentido

Para: Segunda-feira, 03 de abril de 2017

Texto: Marcos 14.3-9

“Ela fez tudo o que pôde, pois antes da minha morte veio perfumar o meu corpo para o meu sepultamento” (Mc 14.8).

“Que desperdício!”, reclamam as pessoas ao redor de Jesus ao verem um perfume muito caro sendo despejado por uma mulher sobre ele. “A gente poderia vender o perfume e dar o dinheiro aos pobres”, disseram zangadas. E, mesmo sendo um perfume caro, e, portanto, de alta qualidade, nenhuma das pessoas fala do aroma do perfume, de como ele desceu pela cabeça de Jesus, como se ele estivesse sendo ungido Rei, ou do amor e admiração da mulher por ele.

Talvez imaginássemos Jesus concordando com elas. Afinal, Jesus é o exemplo de justiça. Ele mesmo nos incentiva a cuidar das pessoas. Mas, muitas vezes, somos rápidos demais em procurar moralizar cada ato do outro, achando que somos mais piedosos e bondosos. E nessa pressa em julgar, não sentimos o cheiro do perfume.

Jesus então nos diz, ainda hoje: “Ela fez tudo o que pôde, pois antes da minha morte veio perfumar o meu corpo para o meu sepultamento” (Mc 14.8). A mulher, com aquele gesto, reconheceu em Jesus o Rei da sua vida, o ungido, enviado de Deus, para trazer o perfume do perdão, da vida, da paz. Ela fez tudo o que pôde, e cultuou o Deus encarnado à sua frente. O cheiro do perfume de nardo puro inundou a casa de Simão.

Jesus sabia que precisava morrer. Sua morte nos traz a reconciliação com Deus. Somos feitos amigos de Deus, perdoados. E aquela mulher celebra, do seu jeito, com tudo o que tinha, o amor de Deus por ela.

Nesse momento, com sua Palavra, Jesus hoje entrou em nossa casa para mostrar mais uma vez o quanto ele nos ama. A cruz é a lembrança do sacrifício dele por amor a nós. Ressuscitado, ele entra em nossa casa, oferecendo perdão e vida. E o que você faz quando está agradecido? Como a mulher, celebre! Honre e louve a Jesus, faça tudo o que puder com o coração agradecido. E que o cheiro do perfume de Cristo se espalhe por seu lar e vida.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por amar-me tanto. Sou teu. Amém.