Publicado em: 17 de fevereiro de 2018
O presente gracioso de Deus

Para: Sábado, 17 de fevereiro de 2018

Texto: Romanos 10.8-13

“Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.” (Rm 10.9)

Imagine que você tenha comprado um presente para uma pessoa porque a ama. Ao entregar o presente, para sua surpresa, a pessoa o recebe como se não fosse nada mais do que a sua obrigação presenteá-la. Ela pensa que o presente é uma recompensa pela obediência e coisas boas que fez.

O apóstolo Paulo, com muita tristeza, afirmou aos judeus que esta era a atitude deles diante dos presentes graciosos que Deus lhes estava concedendo. Deus havia presenteado os judeus com proteção, colocando-os debaixo de suas asas; com a Terra Prometida, uma terra boa e rica; e ainda lhes enviou o Salvador que deu a sua vida na cruz para salvá-los. Deus presenteou não por mérito do povo, mas por causa do seu imenso amor.

Os judeus, contudo, receberam os presentes de Deus pensando que eles eram uma compensação ou pagamento pela dedicação, trabalho e obediência à Lei de Deus. Eles não perceberam que Deus os protegeu e manteve unicamente por causa da sua misericórdia. Ao receberem o maior presente, Jesus, demonstraram indiferença e rejeição. O Pai deu seu único Filho para o perdão e a salvação, mas eles não creram nele. Pensavam que a salvação também seria uma bonificação por suas obras e não um presente que Deus dá por amor.

O apóstolo novamente mostra a eles o precioso presente: “Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo” (Rm 10.9). O presente é Jesus, o Senhor, que deu sua vida para o perdão e a salvação, não por merecermos, mas por seu grande amor. Diante dos presentes imerecidos, o coração crê e a boca fala a respeito do imenso amor de Jesus.

Oremos: Querido Deus, tudo o que sou é presente que provém do teu imenso amor. Sou salvo por Jesus, meu Senhor, e por isso falo, canto e louvo o teu imenso amor. Por Jesus. Amém.