Publicado em: 07 de maio de 2017
O que signfica ser bom?

Para: Domingo, 07 de maio de 2017

Texto: João 10.11-18

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).

Uma das figuras bíblicas mais conhecidas é a do pastor. Deus é apresentado como Pastor. As pessoas das quais Deus cuida são as ovelhas. Jesus também é apresentado como o bom pastor. Os discípulo de Jesus são suas ovelhas.

            No evangelho de João, capítulo 10, a figura do pastor e das ovelhas é utilizada. Jesus diz: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11). E ele diz que há outros pastores. Eles não são bons. Qual é a diferença entre o bom pastor e os outros pastores?

            Jesus diz que os maus pastores trabalham apenas pelo dinheiro. Eles na verdade não se importam com as ovelhas. Eles fazem o que tem de fazer para receber o seu salário. Não há amor envolvido. Jesus, o bom pastor, não apenas conhece suas ovelhas, como também está disposto a dar sua vida por elas. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

            Mas quando alguém merece o qualificativo de bom? Quem é um bom pai, quem é uma boa mãe? Quem é um bom patrão, quem é um bom empregado? Quem é um bom governante, quem é um bom cidadão?

            Bom não é apenas quem faz as coisas para receber o seu salário, quem cumpre suas obrigações. Bom é quem ama e está disposto a dar a sua vida pelo outro. Esse é o maior e mais profundo amor que pode existir. Esse amor Jesus tem por nós.

            Jesus é aquele que merece ser chamado de bom. Ele é o próprio Bom Pastor. Em Jesus temos o exemplo maior de bondade que podemos seguir em nossas vidas. Como a nossa sociedade seria diferente se as pessoas em vez de pensarem em si, pensassem nos outros! Que Deus nos ajude para que o exemplo de bondade de Jesus possa ser copiado em nossa vida. Ele é bom, nos salva, cuida de nós e irá nos ajudar.

Oremos: Senhor Deus e Pai, tu és bom. Eu não consigo ser como tu. Perdoa-me. Ajuda-me para que eu siga o teu exemplo, para ser uma pessoa boa em todas as áreas de minha vida. Por amor de Jesus. Amém.