Publicado em: 21 de março de 2017
O REI CHEGA

Terça-feira, 21 de março de 2017

Leia Lucas 19.28-38

“Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto” (Lc 19.37).

 

Jesus já tinha viajado até Jerusalém muitas vezes durante sua vida. Mas essa viagem será a última. Nas vezes anteriores, ele atravessou os portões caminhando, mas agora, não. Hoje ele cavalga entrando na cidade como o Rei de Jerusalém, seu Messias. Mas o Rei dos reis não cavalga em um vigoroso cavalo de guerra. Ao invés disso, ele manda seus discípulos trazerem um simples jumento, uma besta de carga. Esse animal combina com toda a vida terrena de Jesus. Jesus veio como o bebê humilde na manjedoura, nascido em Belém. Ele entregará sua vida em humildade, na cruz.

A multidão fica entusiasmada. As pessoas gritam: “Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor!” O pedido de bênção aponta para o Pai, que escolheu seu Rei e continua a abençoá-lo. Mesmo montado em um jumentinho, Jesus entra em Jerusalém como nosso Rei chegando para vencer nossos maiores inimigos: Satanás, pecado, morte e inferno.

A multidão acrescenta: “Paz no céu e glória a Deus!”, as mesmas palavra que os anjos compartilharam com os pastores no nascimento de Jesus. Paz no céu celebra a paz de Deus vindo sobre a terra através do Messias. A vitória dele faz com que anjos no céu e todos nós louvemos a Deus pois fomos salvos por seu poderoso Filho.

Jesus aceita essa adoração que vem da multidão porque é correta e verdadeira. Ele é o Rei entrando em Jerusalém para preparar-se para a luta até a morte na defesa do seu povo. Daqui a poucos dias, ele sairá cambaleando pelos portões da cidade, carregando sua cruz até o campo de batalha.

Oração: Senhor Jesus, nosso grande Rei vencedor, tu entraste em Jerusalém para guerrear por teu povo. Recebe meu louvou pela vitória que tu conquistaste através de teu sofrimento, morte e ressurreição. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.