Publicado em: 11 de dezembro de 2017
O Senhor está na cidade

Para: Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Texto: Sofonias 3.1-13

“O Senhor ainda está na cidade e sempre faz o que é certo.” (Sf 3.5)

As palavras de Sofonias têm mais de dois mil anos, mas parecem falar dos nossos dias: vivemos em uma sociedade que cada vez menos escuta o que Deus diz. Estamos envolvidos em orgulho, corrupção, violência, desrespeito. O versículo 2, no capítulo 3, resume bem isso: “Jerusalém (ou nossa cidade) não confia no seu Deus, nem procura a sua ajuda”.

O profeta anuncia o castigo de Deus, e isso deve ser visto como um ato de amor e misericórdia de Deus. Ele continua avisando seu povo e chamando todos ao arrependimento. O fato de o povo ter sido levado em cativeiro anos mais tarde mostra que não houve arrependimento. O povo tinha deixado de confiar em Deus.

As palavras do profeta servem de advertência para nós. Mesmo diante da triste situação apresentada pelo profeta, o versículo 5 nos traz um consolo: “O Senhor ainda está na cidade e sempre faz o que é certo”. As pessoas podem até desprezar Deus, mas Deus mesmo não despreza nem abandona ninguém. Ele vem ao nosso encontro!

Deus está sempre nos chamado para junto dele. Ele faz isso porque nos ama. E a maior prova do seu amor foi enviar seu próprio Filho Jesus para habitar entre nós. Ele foi às cidades em busca das pessoas. Ele pregou arrependimento e deu sua própria vida para salvar todas as pessoas.

O Senhor ainda está na cidade. A mensagem do amor de Deus continua sendo anunciada hoje nas nossas cidades. É uma mensagem de vida e de paz, em meio a tanta maldade e violência. Não despreze essa mensagem. Confie em Deus e procure a ajuda dele! Ele nos chama para receber seu perdão e a salvação.

Oremos: Senhor Deus, tu estás sempre pronto a nos receber. Ajuda-nos a confiar em ti e na obra que Cristo realizou em nosso lugar. Obrigado por nunca desistires de nós. Em nome de Jesus. Amém.