Publicado em: 30 de março de 2018
O Sofrimento e a morte foram vencidos

Para: Sexta-feira, 30 de março de 2018

Texto: João 19.28-30

“Para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas.” (Jo 19.28)

Os acontecimentos da Semana Santa retratam uma realidade muito humana: sofrimento e morte. No nosso dia a dia, sofrimento e morte estão presentes. Quando vemos o sofrimento, muitas perguntas vêm à nossa mente. Por que uns sofrem mais que outros? Qual o sentido do sofrimento? Por que Deus não intervêm mais para evitar o sofrimento das pessoas? Qual o sentido da morte? São perguntas difíceis de serem respondidas.

Nos relatos do sofrimento e morte de Jesus duas frases nos ajudam a entender a questão do sofrimento. Uma das frases diz que aquilo tudo acontecia “para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas” (Jo 19.28). Ou seja, o sofrimento de Jesus era parte do plano de Deus para salvar a humanidade do sofrimento eterno. Com a desobediência humana, era preciso fazer algo para corrigir o rumo. Deus fez tudo por meio de seu Filho. Jesus sofreu em nosso lugar, para que nós não sofrêssemos eternamente.

A segunda frase que aparece nos evangelhos é que Jesus cumpriu o plano até o fim. A última palavra de Jesus na cruz diz que “tudo está completado”. Jesus cumpriu o plano de Deus. Há esperança! Ele morreu, mas a morte não o venceu. Ele ressuscitou. A notícia da morte de Jesus na Sexta-feira Santa tem um final feliz no domingo de Páscoa. Jesus vive! Não precisamos mais temer o sofrimento e a morte. Jesus passou por tudo isso e venceu. A vitória de Jesus é a nossa vitória. Ele vive e nós também viveremos.

Quando estivermos diante do sofrimento e da morte, olhemos para Jesus. É esta a grande mensagem que a Sexta-feira Santa nos traz: Jesus enfrentou o sofrimento e a morte, mas o sofrimento e a morte não são o final de tudo. A ressurreição aconteceu! Por maior que seja o sofrimento, não precisamos nos desesperar. A vitória está assegurada.

Oremos: Amado Pai, obrigado porque, por meio de Jesus, venceste o sofrimento e a morte. Tudo está completado. Amém.