Publicado em: 16 de março de 2018
Para-brisa e retrovisor

Para: Sexta-feira, 16 de março de 2018

Texto: Isaías 43.16-21

‘’Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.’’ (Is 43.18-19)

Por que, o para-brisa de um carro é sempre muito maior do que o espelho? Porque é muito mais importante olhar para frente, do que olhar para trás.

Os pecados sempre trazem consequências espirituais e, algumas vezes, sociais, físicas e materiais. Satanás quer nos distanciar de Deus para que vivamos uma vida de iniquidade, em conformidade com o pecado. Mas, por meio da Palavra, o Espírito Santo nos leva ao arrependimento e à fé, para que assim recebamos o perdão. E no perdão, podemos descansar.

Geralmente carregamos nossas culpas conosco durante boa parte de nossa vida e não conseguimos nos desprender delas. É como se carregássemos uma mochila pesada, cheia de coisas velhas que não servem para nada, mas que teríamos a obrigação de seguir carregando, pois mereceríamos sofrer. Essa é uma consequência do pecado: a consciência pesada que nos mata.

O texto de Isaías 43 está inserido no contexto da volta do povo de Israel do cativeiro babilônico. O cativeiro foi consequência direta do pecado e do afastamento da Palavra de Deus. No entanto, agora o pecado fora perdoado e Deus queria que o seu povo se esquecesse de uma vez por todas das “mancadas” do passado, e que olhasse para o futuro glorioso: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão” (Is 43.18-19).

Essa “coisa nova” a que se referia o profeta é Jesus, a luz do mundo, que não nos deixa em trevas, e que por meio de sua morte na cruz nos deu perdão e vida eterna. Fixemos nossos olhos no “para-brisa” Jesus, mais que no “espelho retrovisor” de nossas vidas!

Oremos: Senhor, ensina-nos a viver na graça do perdão e a olhar somente para ti, contemplando a nova vida que virá. Amém.