Publicado em: 04 de março de 2017
Perseverar na provação

Para: Sábado, 04 de março de 2017

Texto: Tiago 1.12-18

“Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam” (Tg 1.12).

             Nos momentos de provações sabemos que importante é perseverar. Como falamos no dia a dia, é preciso ficar firme, não desanimar, não desistir, e assim por diante.

            Na Bíblia (Gn 22) temos um belo exemplo: Abraão. Ele perseverou diante da prova que Deus colocou na sua vida. Sua prova era sacrificar seu único filho. Apesar do momento difícil em sua vida, ele sabia que Deus o estava conduzindo. Isto tranquilizava o seu coração. Pela fé, sabia que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus. Além de consolá-lo com a sua presença e força, Deus elogiou a sua fé, a sua perseverança.

Assim como fez com Abraão, Deus também faz com cada um de nós. Deus coloca provações para fortalecer a nossa fé. A provação tem um caráter pedagógico, de treinamento. Somos provados para enxergamos melhor e confiarmos mais no amor de Deus. O apóstolo Tiago confirma isso: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam” (Tg 1.12).

Quando falamos em perseverar, não podemos nos esquecer daquele que também no meio de uma grande provação perseverou até o final: Jesus. Ele “ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz” (Fp 2.7,8). Jesus perseverou por amor ao pecador, trazendo o perdão, a vida e a eterna salvação.

Nesse tempo de Quaresma lembremos de como Abraão perseverou em sua provação, para, assim, seguirmos o nosso caminho. E quando vierem as provações, que perseveremos firmes na fé. Sempre confiando que Jesus perseverou até o fim em sua obra na cruz para nos trazer a salvação eterna.

Oremos: Senhor, estejas sempre conosco em nossas provações fortalecendo a nossa fé em teu Filho Jesus. Amém.