Publicado em: 12 de julho de 2017
Plano secreto

Para: Quarta-feira, 12 de julho de 2017

Texto: Efésios 1.8-12

“(Deus) nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.” (Ef 1.9)

Inúmeros são os filmes de espionagem existentes, com tramas, ação e planos secretos, no melhor estilo “007” de James Bond, talvez o agente secreto mais conhecido da ficção. Também na realidade existem documentos secretos que podem comprometer nações, políticos e pessoas influentes, e que seguidamente são tornados públicos e causam escândalos entre os envolvidos.

No texto bíblico de Efésios 1.9, Paulo também fala a respeito de um plano secreto que Deus, em sua sabedoria, resolveu tornar público. Paulo nos diz que Deus “nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo” (Ef 1.9). O apóstolo Paulo aponta a graça salvadora em Jesus Cristo, a vontade de Deus em revelá-la para o bem e a salvação de todas as pessoas. Essa revelação chega até nós porque Deus nos ama e faz com que essa boa notícia se faça conhecida por nós em sua Palavra, o Evangelho.

No Evangelho temos a obra revelada do Filho de Deus, Jesus Cristo, em favor da humanidade. Sua vida, morte e ressurreição nos asseguram que somos amados por Deus, que a morte, o pecado e o mundo já não têm poder sobre nós e, que, sim, recebemos o perdão e temos o Espírito Santo a nos guiar nesta vida.

Esse plano já foi revelado, e não é mais secreto! Pelo contrário, todos precisam conhecê-lo. Ao contrário das histórias de espiões, os quais precisavam manter segredo de informações importantes, essa verdade tem a ver com a revelação de que o sangue inocente do Filho de Deus foi derramado para nos salvar e unir com Cristo para sermos o seu povo. Que Deus nos capacite a sermos seus agentes não secretos, mas revelados ao mundo para salvação de muitos.

Oremos: Deus, que as pessoas descubram que sou cristão através do meu testemunho diário e que a salvação, conquistada para nós por teu Filho Jesus, seja tornada pública a todos os que ainda não a conhecem. Amém.