Publicado em: 23 de janeiro de 2018
Quem está falando

Para: Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Texto: Jeremias 1.4-10

“Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jr 1.8)

Insegurança, fraqueza, orgulho, falta de atitude. Talvez pudéssemos pensar tudo isso sobre o profeta Jeremias. Afinal, Deus o chamou para ser profeta, o escolheu para um trabalho especial, e Jeremias respondeu: “Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem” (Jr 1.6).

Não conseguiríamos fazer uma análise de Jeremias ou do seu caráter. Mas prontamente nos identificamos com seus medos. Afinal, Deus queria que ele fosse às nações, e ao seu próprio povo, falar sobre os pecados das pessoas, seu afastamento de Deus. Ele teria de pronunciar a sentença de destruição, o castigo de Deus. E ele também anunciaria o perdão oferecido por Deus. Jeremias é jovem, e talvez tenha se sentindo ainda mais imaturo diante de um chamado tão poderoso.

Deus responde: “Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 1.8). Sim, o Senhor fala. Deus comunica-se conosco através de seus profetas, dos livros da Bíblia. Quando lemos seu chamado ao arrependimento, é sua palavra que ouvimos, não palavras de um jovem profeta com medo. Quando ouvimos ou lemos sobre seu perdão, seu amor que o fez entregar seu filho Jesus Cristo à morte por nós, não são palavras imaturas, ou mera peça literária. São palavras do Criador do universo para Jeremias, para você e para toda a humanidade.

Em nossos medos, imaturidades, fraquezas e pecados, Deus fala conosco em sua palavra, e mostra quem ele é, oferecendo arrependimento e perdão. E como fez com Jeremias, ele também nos oferece sua presença, todos os dias. É ele, o Senhor, quem está falando.

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelos profetas que chamaste para anunciar tua vontade. Ajuda-me a ouvir-te diariamente, lembrando-me da tua proteção e a vida eterna em Jesus. Amém.