Publicado em: 01 de setembro de 2017
Sábios para Deus

Para: Sexta-feira, 01 de setembro de 2017

Texto: Deuteronômio 4.6-9

“Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!” (Dt 4.6)

Ser inteligente! Está aí o que muitos desejam e buscam. Precisamos reconhecer que existiram e existem pessoas com capacidades intelectuais que se destacam. Mas o texto bíblico de Deuteronômio 4.6-9 aponta para uma inteligência diferente e especial: sermos sábios aos olhos de Deus.

Mas o que isso significa? Moisés, o grande líder do povo de Israel, alerta esse povo para que obedeça aos estatutos e juízos do Senhor Deus. E que nada a eles fosse acrescentado ou diminuído. Assim, o mundo reconheceria a sabedoria de Israel. Moisés afirmou: “Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: “Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação!” (Dt 4.6).

Ser sábio para Deus é buscar, acima de tudo e de todos, a orientação para a nossa vida no Senhor Deus. É entregar e confiar a ele o nosso viver, sem querer mudar seus estatutos. É obedecer à sua Palavra revelada, a Bíblia Sagrada. Afinal, Deus “nos ouve todas as vezes que pedimos sua ajuda” (Dt 4.7).

Ser sábio para Deus é crer no único caminho que nos conduz ao céu, a saber, Jesus Cristo. É o Deus Emanuel que veio ao mundo para trazer perdão e salvação com sua morte e ressurreição para todo o que nele confiar. Um povo, uma nação, só será inteligente, vitoriosa e feliz, no momento em que buscar a Deus em primeiro lugar e obedecer à sua santa vontade. Sejamos sábios para Deus: sejamos fiéis à sua santa Palavra. Isso não só indica sabedoria, mas nos torna filhos de Deus.

Oremos: Soberano Deus, como teus filhos queremos ser sábios, queremos te servir com o nosso viver. Para isso, precisamos da tua orientação. Inspira-nos e orienta-nos para que possamos obedecer à tua santa vontade. Amém.