Publicado em: 17 de julho de 2017
Salvação: um presente de amigo

Para: Segunda-feira, 17 de julho de 2017

Texto: Efésios 2.4-7

“Quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.” (Ef 2.5)

Quando recebemos um presente de alguém, dificilmente perguntamos qual foi o valor do presente. Também não tentamos pagar por ele, pois é, justamente, um presente. Entretanto, quando se trata da nossa salvação eterna, temos certa dificuldade para entender e aceitar que ela seja de graça, sem nenhuma contrapartida da nossa parte. No íntimo, muitas pessoas ainda acham que precisam fazer algo para que Deus as aceite e conceda a salvação.

A salvação, oferecida a nós por Deus, é de graça, sem nenhum merecimento de nossa parte. Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos relembra dessa ação amorosa de Deus: “Quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos” (Ef 2.5). Assim, a salvação é uma iniciativa de Deus, que movido pelo seu imenso amor e misericórdia, veio ao nosso encontro na pessoa de seu Filho Jesus, que nos conquistou a salvação através do cumprimento perfeito da lei divina, do pagamento dos nossos pecados pela sua morte na cruz e a vitória sobre a morte com a sua ressurreição. Recebemos esse presente da salvação por meio da fé que o próprio Deus Espírito Santo coloca em nosso coração. É por meio dela que nos tornamos unidos com Cristo e somos adotados como filhos verdadeiros de Deus e aceitos por ele.

Como agradecer por esse presente que vale a vida? Testemunhando do nosso amor a Deus e ao nosso próximo em ações concretas, vivendo de forma correta e ética a nossa vida aqui neste mundo. Assim o Reino de Deus se manifesta em cada gesto de amor a Deus e ao próximo. Assim, como resposta ao Criador que, por amor, nos deu gratuitamente a salvação em Cristo, vivamos agradecidos diariamente pelo presente recebido.

Oremos: Senhor, obrigado pelo presente da salvação. Obrigado por me aceitares, pela fé, apesar das minhas imperfeições e falhas. Em nome de Jesus. Amém.