Publicado em: 25 de junho de 2017
Silêncio! Fique quieto!

Para: Domingo 25 de junho de 2017

Texto: Marcos 4.35-41

“Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo.”  (Mc 4.39)

Já mandaram você calar a boca? Provavelmente sim, mesmo que tenha sido quando era criança. Normalmente o “cala a boca” é dito quando se perde a paciência. Quando ainda estamos com paciência o pedido é mais brando: “Fique quieto”, como se disséssemos: “Preste atenção”.

A Palavra de Deus nos orienta muitas vezes a prestar atenção: “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15), “Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende” (Pv 3.11), e por aí vai.

No evangelho de Marcos, Jesus manda o vento ficar quieto e quem presta atenção são os discípulos. Eles estavam com medo. Dá até para imaginar o barulho e a gritaria contida, vento forte e ruídos do mar. Estavam mesmo com medo. Mas Jesus dormia tranquilamente, depois de um dia cansativo.

Sabendo a quem pedir socorro, eles vão ao Senhor. E ele atende. Ele sempre atende, mesmo que antes tenhamos sido teimosos. Ele nos salva instantaneamente. Depois que estamos protegidos, daí sim ele nos orienta para continuarmos sem perigos à frente. Assim como os pais agem com os filhos. Quando caem, primeiro os socorrem. Depois que estão seguros, ensinam como fazer direito para não cair de novo. Assim Jesus fez: calou o vento. Jesus “se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo” (Mc 4.39).

 Depois ele disse aos discípulos: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” Pois é. Quem tem fé em Jesus também vai passar por momentos difíceis. Mas como sabe quem comanda, vai passar por esses momentos com calma e placidez.

O Senhor acalma você. Então, quando a gritaria e o ruído vierem, “fique quieto” e ouça o que Jesus tem a dizer. Serão palavras de amor e salvação.

Oremos: Misericordioso Senhor, estou aqui, em silêncio, confiando no teu perdão que me dás gratuitamente, pela morte de Jesus por mim. Meu amado protetor, guarda-me de todo o mal. Em nome de Jesus. Amém.