Publicado em: 03 de março de 2017
Somos colocados à prova?

Para: Sexta-feira, 03 de março de 2017

Texto: Gênesis 22.1-18

“Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova” (Gn 22.1).

          Na vida de todas as pessoas há momentos difíceis de serem compreendidos. “Deus pôs Abraão à prova” (Gn 22.1) pedindo o sacrifício de seu próprio filho. Abraão tinha muitas perguntas, mas nenhuma resposta satisfatória. Em silêncio, após três dias de caminhada ao lado do seu filho amado, chegou ao local do sacrifício. Tudo estava pronto.

            Mas Deus enviou seu Anjo evitando que Abraão matasse o filho. Tudo mudou rapidamente. Abraão não apenas ouviu o elogio que Deus fez por sua fé, mas também ouviu Deus lhe mostrar o seu futuro abençoado com uma grande descendência. A própria Palavra de Deus testifica sobre isso: “Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: ‘Ele creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’” (Gl 3.6). Abraão sabia que Deus o estava conduzindo. Isso tranquilizava o seu coração. Como diz o apóstolo Paulo: “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28).

            Por outro, quando falamos em sacrificar um filho, Deus Pai fez isso por nós. Deus “nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós!” (Rm 8.32). Esse é o seu grande amor por todos nós.

            Quantas vezes temos provas em nossa vida? Algumas parecem fáceis, outras mais complicadas. Mas estão aí. E podemos aprender com Abraão. Lembremo-nos de que quem conduz a nossa vida é o próprio Deus. Isso tranquiliza o nosso coração. Todas as coisas trabalham juntas para o nosso bem. Muitas vezes é difícil compreender, mas pela fé seguimos em frente.  Nesse tempo de Quaresma, caminhemos firmes na fé em Jesus Cristo, assim como Abraão. O objetivo final? O nosso Deus quer a nossa salvação eterna em Cristo Jesus.

Oremos: Amado Deus, muitas vezes não entendemos os teus caminhos. Assim como conduzistes a Abraão, conduze-nos em nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.