Publicado em: 05 de setembro de 2017
Somos todos iguais

Para: Terça-feira, 05 de setembro de 2017

Texto: Tiago 2.5-10

“Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam.” (Tg 2.5)

Na Igreja não há favoritos: ricos ou pobres, jovens ou idosos, casados ou solteiros, cor da pele escura ou clara, como cristãos, todos fazemos parte da mesma família, vivendo no mesmo amor. Toda vez que na Igreja há divisão, dando-se preferência para determinadas pessoas, estamos dizendo que a nossa comunhão em Jesus não é igual para todos, e isso está errado. O apóstolo Tiago nos mostra isso claramente ao escrever na sua carta, no capítulo 2, versículo 5: “Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam”.

Diz o apóstolo Paulo aos Gálatas, no capítulo 3, versículo 28: “Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus”.

Quando Tiago fala sobre os pobres, ele se refere a pessoas humildes, que reconhecem sua total e completa dependência de Deus e que, assim, são ricas na fé e no amor ao Salvador Jesus. O dinheiro, o conhecimento e a fama podem ter o seu valor diante do mundo, mas, perante Deus, todas as pessoas são iguais: pobres, carentes e necessitadas da graça, da misericórdia e do perdão de Deus. A fé no Senhor e Salvador Jesus, o amor a ele que recebemos de presente, nos faz novas criaturas.

Estando em Cristo, usamos nossos bens, nosso saber, nossa força, não para nos fazermos mais ou melhores do que os outros, mas para servir e ajudar, colocando essas bênçãos que de Deus recebemos, a serviço da nossa família, do bem do nosso semelhante e para a edificação do Reino de Deus.

Oremos: Senhor Jesus, cria em nós e em nossa família da fé um espírito de amor, humildade e bondade, para que, em resposta ao teu amor por nós, possamos viver e agir como teus filhos, refletindo o amor que recebemos de ti. Amém.