Publicado em: 19 de dezembro de 2017
Terror e paz

Para: Terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Texto: Miquéias 5.2-5

“E ele trará a paz.” (Mq 5.5)

O mundo em que vivemos pode ser realmente assustador: nações são divididas por guerras entre etnias ou entre grupos religiosos, terroristas planejam a morte em nome de suas crenças, pais negligenciam a educação dos filhos porque estão mais preocupados em ganhar dinheiro, jovens escolhem cultuar a própria imagem colhendo solidão e permanente insatisfação, micro e grandes empresários exploram e maltratam os outros, líderes corrompidos empobrecem países.

No tempo do profeta Miquéias, há cerca de 2700 anos, o mundo não era tão diferente. Corrupção, religiosidade doentia, e o terror da guerra e da violência muito próximos. Então, Deus diz que de Belém sairá um rei que mudará tudo. Em Miquéias 5.4 e 5, Deus diz que “o rei virá e será o pastor do seu povo, governando-o com a força que o Senhor lhe dará e em nome do Senhor, o seu glorioso Deus. O seu povo viverá em segurança, pois o seu poder alcançará os lugares mais distantes do mundo. E ele trará a paz”.

Esse rei é Jesus. Seu poder alcança os lugares mais distantes do mundo, mas não com força política e militar. Sim, ele tem poder sobre todo o Universo, mas foi com seu ato mais humilde que nos ofereceu a paz: ele se entregou por nós, morrendo por causa de nossos pecados, por causa do mundo que insistimos ainda hoje em destruir com nosso desamor.

Mas a história continua. O Rei Jesus voltará mais uma vez. Ao nos prepararmos para mais um Natal, somos lembrados de que Miquéias também aponta para o futuro, a segunda vinda de Jesus. Assim, mesmo em meio a notícias constantes de um mundo assustador, cada enfeite, cada luz iluminando as casas, cada presente trocado, é um lembrete: Jesus trará a paz!

Oremos: Salvador Jesus, teu nascimento, morte e ressurreição trazem a certeza de que tu és o Rei da paz. Cuida de todos os que sofrem hoje por causa das injustiças humanas. Vem, Senhor Jesus. Amém.