Publicado em: 28 de fevereiro de 2017
Um convite sem igual

Para: Terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 – Carnaval

Texto: Joel 2.12-19

“Que venham todos, velhos e crianças e até as criancinhas de peito!” (Jl 2.16).

            Em nosso país, ouvimos e recebemos muitos convites para participar de uma grande festa: o carnaval. Ninguém duvida de que o “espírito” do carnaval é passar dos limites. Nessa festa, que dura alguns dias, afirma-se que há somente alegria. No entanto, passado o momento, nota-se que foi apenas uma ilusão momentânea.

            O profeta Joel nos traz outro convite, um convite sem igual, que não se dirige para alguns, mas sim para todos: “Que venham todos, velhos e crianças e até as criancinhas de peito!” (Jl 2.16). Um convite que nos leva de volta a Deus. Que não trata apenas de algo momentâneo, mas sim da vida eterna.

Inicialmente esse convite é dirigido a um povo que mantinha certa aparência de religiosidade. Para acobertar e tentar pagar por seus erros, realizavam jejuns, lamentos, e alguns rasgavam suas roupas. Parece que essa aparência religiosa é atual. Por isso, o convite de Deus também é atual.

O convite para “velhos e crianças e até as criancinhas de peito” era para irem ao Templo e trazia as pessoas a outra dimensão de religiosidade. Deus, o autor do convite, não está preocupado com a aparência, mas com o coração. Rasguem o coração, não as roupas, voltem a sua mente não para jejuns ou lamentos, mas sim para o arrependimento.

            É um convite da bondade de Deus. Por isso é sem igual!Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Ef 2.8.9).

            Diante de tantos convites que prometem coisas momentâneas, lembremo-nos e incentivemos uns aos outros com o convite de Deus. Um convite para toda a eternidade. Esse convite trata da nossa salvação eterna em Jesus Cristo!

Oremos: Amado Deus, agradecemos-te pelo teu convite mostrando teu amor por todos nós, através de Jesus. Mantém-nos firmes nele. Em nome de Jesus. Amém.