Publicado em: 25 de setembro de 2017
Um Deus que escuta

Para: Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Texto: Tiago 5.1-6

“Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso”. (Tg 5.4)

A carta de Tiago é muito prática e direta. E pode ser muito dura ao mostrar nosso pecado. O início do capítulo 5 da carta refere-se àquelas pessoas que baseiam sua vida no acúmulo de bens materiais. A crítica de Tiago às riquezas se divide em dois aspectos.

O primeiro aspecto é que as riquezas vêm e vão. Elas apodrecem, desaparecem, estragam. Riquezas podem ser grandes bênçãos, mas se elas forem a base de tudo que somos e fazemos então podem se transformar em uma grande tragédia. E isso é fácil de acontecer. A ferrugem que torna opaco o ouro e a prata e esconde o seu brilho é sinal de que a vida aqui é transitória e existem coisas mais importantes.

A segunda perspectiva que Tiago nos apresenta é que os ouvidos de Deus estão bem abertos. Ele escreve que “os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso” (Tg 5.4).  Tiago também escreve que “vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês” (Tg 5.5-6). Mais do que um discurso de teor político ou revolucionário, Tiago chama a atenção para a honestidade na hora de acumular riquezas e a preocupação com o próximo. Isso se chama ética.

Mais importante do que ser e parecer ético é saber que Deus escuta tudo: “Os gritos têm chegado aos ouvidos de Deus”.  Isso é consolo para todos aqueles que estão sofrendo algum tipo de injustiça. Nós somos testemunhas disso. Deus escutou que estávamos longe dele e perdidos na vida e enviou seu Filho Jesus para perdoar-nos e reconciliar-nos com o Pai.

Oremos:  Amado Pai, obrigado por escutares nossos gritos de socorro. Envia teu Espírito Santo para que tenhamos cuidado na administração das coisas materiais. Amém.