Publicado em: 31 de março de 2017
Um novo memorial

Sexta-feira, 31 de março de 2017

Leia Lucas 22.7-20

“Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento!” (Lc 22.15).

            Finalmente chega o dia do sacrifício do Cordeiro Pascal. O tempo de Jesus está se aproximando. Ele envia Pedro e João para prepararem a Páscoa. Esta festa memorial relembra a noite quando Deus enviou seu anjo da morte para matar os primogênitos do Egito. Entretanto, o anjo passou sobre as casas do seu povo, cujas portas estavam marcadas com o sangue do Cordeiro Pascal. Com sua mão poderosa, o Senhor forçou Faraó a libertar seu povo Israel.

            A noite cai e eles se sentam ao redor da mesa. Jesus diz que desejava muito compartilhar essa Páscoa com eles. Ele tem somente algumas horas para preparar seus discípulos para uma provação que os abalará profundamente.

            Tudo o que ele diz e faz aponta para os seus sofrimentos, os quais eles têm constantemente tentado evitar:

“Eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus.”

“Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.”

“Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.”

            E mesmo com a tristeza dessas palavras, Jesus institui uma nova festa, uma festa memorial que vai além da Páscoa de Moisés. Em, com e sob o pão ele miraculosamente nos dá o seu corpo, que sofreu a ira de Deus em nosso lugar. Em, com e sob o vinho ele nos dá o seu sangue, derramado em sua morte, para que possamos viver com ele eternamente. Perdoados, alimentados e nutridos com essa refeição celestial, nós temos certeza absoluta de que o anjo da morte passará longe de nós no Dia do Juízo.

Oração: Todo-Poderoso Deus, teu Filho deu-se a si mesmo, sofrendo e morrendo para satisfazer a tua ira por causa dos meus pecados, e para assegurar meu lugar contigo no céu. Recebe meu agradecimento e louvor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.