Publicado em: 14 de março de 2017
Uma certidão de pertencimento

Para: Terça-feira, 14 de março de 2017

Texto: Êxodo 19.3-6

“Se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo” (Êx 19.5).

Quando nascemos recebemos uma certidão de nascimento. Essa certidão é muito importante, pois ela é nosso primeiro documento de identidade e que vale para toda a vida. A certidão de nascimento é um documento que confirma nosso pertencimento a uma família e a um povo. Se somos nascidos no Brasil, nossa certidão nos diz que somos parte do povo brasileiro e que fazemos parte de um estado onde temos direitos e deveres. Direitos como educação, segurança, justiça, entre outras coisas. E deveres como respeito às autoridades e às leis do país e tantos outros mais. Saber-se parte de um povo é algo que nos dá segurança e tranquilidade, pois as leis nos servem de segurança e justiça.

Quando Deus libertou o povo de Israel da opressão do Egito, logo fez um pacto, uma aliança, para que os israelitas sempre tivessem a certeza de que eles eram o povo escolhido por Deus. No livro do Êxodo, capítulo 19, versículo 5, lemos: “Se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo”. A aliança que Deus estabeleceu com seu povo é de que iria enviar o Salvador. E isso aconteceu: Jesus Cristo veio para salvar a humanidade através da sua morte. Assim, pela fé em Cristo, a pessoa se torna filha de Deus e pertence ao povo de Deus. Deus continua cumprindo sua aliança com o seu povo hoje. Deus age através da sua Palavra e nos dá a fé em Cristo, o que nos torna membros do povo de Deus, a sua Igreja.

Pertencer ao povo de Deus é algo maravilhoso, pois isso nos dá a certeza de que Deus sempre está ao nosso lado e não nos desampara jamais. Ter a certeza de que Deus nos ama e está ao nosso lado, na alegria ou na dificuldade, nos traz a paz que precisamos em nossa vida.

Oremos: Deus, agradecemos-te porque através de Jesus Cristo recebemos a salvação e a fé que nos torna teu povo. Guarda-nos na jornada para sempre andarmos segundo a tua aliança. Amém.