Publicado em: 11 de fevereiro de 2018
Uma morte necessária

Para: Domingo, 11 de fevereiro de 2018

Texto: Lucas 9.28-36

“Eles falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém.” (Lc 9.31)

A morte expiatória de Jesus, ou seja, a morte de Jesus como pagamento da culpa dos pecados de todas as pessoas é um enigma para muita gente. Deus não poderia ter proposto uma outra forma de fazer justiça? Com certeza, a resposta é sim. Porém, esta foi a sua escolha e ela é motivada pelo amor. Deus é amor e veio por amor para oferecer uma oportunidade de vida ao ser humano, que não soube usar adequadamente sua liberdade. A morte de Jesus Cristo é justiça, que se torna graça para aquele que crê, assim como é graça a oportunidade da vida. No monte, na transfiguração de Jesus, Elias e Moisés “falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém” (Lc 9.31).

Existem coisas na vida que são impossíveis aos seres humanos, mas para o amor, nada é impossível e é por isso que dizemos que para Deus nada é impossível, justamente porque ele é onipotente, mas também porque ele é amoroso. A vida, por exemplo, é fruto da onipotência de Deus. Porém, antes de tudo, é fruto de seu amor, que não temos como entender, mas temos como celebrar. Ele a criou perfeita, a ponto de conceder liberdade ao ser humano. Pois na essência, onde há amor, há liberdade, liberdade que o homem não soube usar com amor, trazendo sofrimento a si e a toda a criação.

Deus, por exigência do amor, para oferecer oportunidade de livramento e salvação, vem em Jesus, vem por amor, para ofertar o amor, para transformar por amor. Vem para vivificar.

A morte de Jesus foi necessária, fruto da vontade de Deus, despertada por seu amor, justamente para ofertar salvação e vida. Oportunidade de recuperar dignidade, respeito, responsabilidade, ética e tudo mais que torna a vida bonita e interessante aos olhos de Deus e útil aos semelhantes.

Oremos: Senhor, obrigado por tua misericórdia e graça. Mantém-me na fé e ajuda-me a celebrar em plenitude essa vida maravilhosa, fruto do teu amor. Amém.