Publicado em: 13 de maio de 2018
Unidos a Cristo e ao Pai

Para: Domingo, 13 de maio de 2018

Leia a Bíblia: João 17.20-26

“E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17.21)

Jesus está se despedindo de seus discípulos, pois sabe que logo irá morrer por eles. Mas antes de realizar a obra que consuma, que completa e revela de forma total o seu amor por eles, Jesus ora com eles e por eles. E chama a atenção que mesmo ao falar com o Pai, Jesus orienta e capacita os seus discípulos para que vivam de forma santa, em união com ele e com o Pai.

E essa vida santa começa com a união: “Peço que todos sejam um!” (Jo 17.21). Pela fé em Jesus como nosso Salvador, a Igreja está unida com o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo. Pela fé naquilo que Jesus fez, ela tem um amor comum para compartilhar, pois reconhece a desgraça que o seu pecado trouxe para a vida dela e a graça maravilhosa que Deus oferece em Jesus. É esse amor que une a Igreja – o amor que Deus tem por ela e que é revelado em sua Palavra.

E essa vida santa também tem um objetivo, como diz o Salvador: “Assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.” Este é o objetivo da Igreja: fazer com que as pessoas creiam, confiem que Jesus foi enviado pelo Pai para trazer essa graça maravilhosa que vence a desgraça do pecado.

A Igreja vive a sua vida em unidade e em ação. Está unida a Deus e com todos os que creem, e compartilha com todos aquilo que só ela tem e recebeu: a boa notícia do amor de Deus, a graça que Deus revelou em sua Palavra, o perdão e a vida que Jesus conquistou para todos.

Oremos: Senhor Jesus, fortalece em nós a confiança de que estamos unidos a ti, a teu Pai e ao Espírito Santo. Essa é a nossa vida como Igreja amada e salva por ti. Aumenta também a nossa união uns com os outros, para que possamos anunciar a todos a boa nova do teu amor. Amém.