Publicado em: 16 de setembro de 2017
Usando a língua para o bem

Para: Sábado, 16 de setembro de 2017

Texto: Tiago 3.1-12

“Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.” (Tg 3.9)

Se houvesse um placar de transgressões cometidas contra os Dez Mandamentos, é provável que o oitavo mandamento, que fala a respeito do uso da língua, fosse o mais transgredido. Por vezes, nem sequer nos damos conta de que estamos transgredindo esse mandamento, mas esse pecado pode ser extremamente nocivo para o convívio humano.

Na carta de Tiago, acompanhamos no capítulo 3 como o ser humano já foi capaz de dominar muitas coisas, mas ainda não conseguiu controlar a língua. Ele escreveu, no versículo 9: “Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus”. Por conta do mau uso da língua, muitas pessoas têm sua reputação destruída. Em virtude disso, Tiago propõe que todos tenham cuidado com a língua, e que façam bom uso dela.

Mas como podemos fazer bom uso da língua? Antes de qualquer coisa, sendo agradecidos a Deus. Será que não temos coisas para agradecer? Pense bem: Deus oferece a luz solar, as estrelas do céu, o ar que respiramos, e tudo o que nós temos. Sempre há algo para agradecer.

Quer outra forma de fazer bom uso da língua? Que tal reparar mais nas qualidades das pessoas? Agindo desse modo, você estará fazendo algo parecido com o que Deus faz. Ao olhar para nós, por causa da ação de Jesus em nós, Deus só observa coisas boas, pois ele não vê nossos defeitos e pecados, mas vê Cristo. Jesus nos torna apresentáveis diante de Deus ao morrer na cruz e perdoar todos os nossos pecados. Esse certamente é o maior motivo que temos para agradecer. E aí, você já fez bom uso das palavras hoje? Se não, que tal começar agora?

Oremos: Amado Pai celestial, obrigado por me tornares apresentável e digno de elogio por Cristo Jesus. Que eu possa reparar mais nas qualidades das pessoas e usar a língua para falar bem delas. Amém.