Publicado em: 29 de junho de 2017
Vencendo a tristeza

Para: Quinta-feira, 29 de junho de 2017

Texto: Salmo 30

“Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria.” (Sl 30.11)

Alguma vez você já sentiu uma tristeza que parecia pesar em seus ombros? Você já enfrentou uma noite de dores, preocupações e dificuldades? O rei e salmista Davi enfrentou.

A experiência de Davi pode nos ajudar a enfrentar os momentos de dificuldade, além de renovar a esperança, na certeza de que temos um Deus que ouve nossos pedidos e, no tempo certo, traz alívio.

No Salmo 30, Davi revela que se sentiu como alguém que estava morrendo. No Salmo 32 ele expressa que sentiu suas forças se acabando como sereno que seca no calor do verão.

Mesmo sendo considerado um homem segundo o coração de Deus (At 13.22), Davi sofreu grandes aflições. É importante lembrar que todos sofrem! Mas ainda mais importante do que isso, é saber que Deus proporcionou ajuda. Davi faz questão de deixar isso bem claro. Davi diz em oração, no Salmo 30, versículo 11: “Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria”.

Certamente você não é o rei Davi. No entanto, o Deus que restaurou Davi pode e quer ser o seu Deus! Por isso, mesmo que você esteja envolvido por tristeza, mesmo que a noite de tribulação pareça não acabar, Deus nos traz a certeza de que há esperança. Davi ainda nos faz relembrar que “o choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5).

Também é importante saber de outro alguém que sentiu uma pesada tristeza sobre seus ombros: o Senhor e Salvador Jesus. Ele enfrentou uma noite em pleno meio-dia quando foi crucificado (Mt 27.45). Ele foi morto e sepultado. Mas ressuscitou! Que a certeza da ressurreição de Jesus fortaleça você na certeza de que também o seu choro será transformado em uma dança alegre!

Oremos: Bondoso Deus, é muito bom saber que tu me amas. Problemas e preocupações me sobrecarregam e cansam. Perdoa, Senhor, meus pecados e restabelece em minha vida a tua paz. Amém.