Publicado em: 08 de maio de 2018
Vida, do início a novo início

Para: Terça-feira, 8 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: Apocalipse 22.1-6

“O anjo também me mostrou o rio da água da vida. Em cada lado do rio está a árvore da vida.” (Ap 22.1,2)

O Apocalipse é revelação, é Deus revelando o que está acontecendo e o que vai acontecer. Quando Deus criou este mundo, havia rios que saíam do Jardim e nele estava a árvore da vida. No novo céu e na nova terra o rio da água da vida sairá “do trono de Deus e do Cordeiro” e “em cada lado do rio” estará a árvore da vida (Ap 22.1,2).

A água da vida é um símbolo da vida eterna que é dada por Deus. As pessoas que irão viver na cidade de Deus descrita no Apocalipse terão livre acesso a essa água e “nunca mais terão fome nem sede”, pois “o Cordeiro será o pastor dessas pessoas e as guiará para as fontes das águas da vida” (Ap 7.16-17).

A árvore da vida também estava lá no Jardim do Éden, mas no seu plano de salvação Deus a retirou para que o ser humano não fosse eternamente condenado pelo pecado. Por meio do que Cristo realizou sobre outra árvore – a cruz do Calvário – o povo de Deus tem de novo livre acesso a essa árvore da vida, pois “suas folhas servem para curar as nações” (Ap 22.2).

A água e a árvore dão vida. Estavam presentes na vida criada por Deus no início e estarão na nova vida preparada por Deus. Mas já estão presentes hoje e são oferecidas pela graça e amor de Deus a todos, também a você. A água da vida hoje é o Batismo, onde Deus nos acolhe e transforma em seus filhos amados. E a árvore da vida, cujo fruto concede vida, é a Santa Ceia, onde Deus oferece a vida pelo perdão dos pecados conquistado por Cristo na cruz.

Na Igreja, Deus dá a vida conquistada por Cristo e a oferece a todos. É a sua graça e misericórdia, do começo ao fim, da primeira criação até a eterna criação, que confere e garante a vida, já aqui e agora, e eternamente nos céus.

Oremos: Deus Espírito Santo, continua a agir em meu coração, para que o Batismo continue a saciar minha sede espiritual e a Santa Ceia continue a me preparar para a vida eterna e sem fim junto a Jesus. Amém.