Publicado em: 18 de agosto de 2017
Você quer ser sábio?

Para: Sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Texto: Provérbios 9.1-10

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” (Pv 9.10)

Buscar a sabedoria é algo que todos nós, seres humanos, deveríamos tentar. Para tanto, tem gente que busca as melhores universidades do mundo, que tenta ler os livros dos maiores filósofos, e assim por diante.

O livro de Provérbios, escrito pelo sábio Salomão, nos ensina que se alguém quiser ser sábio, deve em primeiro lugar temer a Deus, o Senhor. Em Provérbios, capítulo 9, versículo 10, lemos: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas” (Pv 9.10). Eis um conselho que a maioria das pessoas certamente já desprezou ou desprezará.

Temer a Deus não significa ter medo dele. Temer a Deus, na verdade, quer dizer respeitá-lo. E nós, seres humanos, temos motivo para tal.

Em primeiro lugar, porque ele nos criou. Em segundo lugar, porque apesar do pecado que poderia fazer com que ele simplesmente nos desprezasse, ele veio ao encontro do homem pecador, prometeu-lhe um Salvador, e cumpriu essa promessa enviando ao mundo o seu Filho Jesus, que pagou pelos nossos erros morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia.

Respeitamos a Deus em razão disso? Somos inteiramente agradecidos a ele, por nos ter dado o que nenhum ser humano conseguiria conquistar através de seus atos?

A sabedoria é demonstrada pelo temor a Deus. Por isso, se queremos mesmo ser sábios, temamos a Deus, respeitando e amando aquele que nos amou primeiro. E sigamos os seus sábios ensinamentos que nos guiam para uma vida feliz, abençoada e sábia.

Oremos: Amado Deus, nem sempre temos sido sábios em nossa vida. Muitas e muitas vezes temos desprezado os teus ensinos. Perdoa-nos e dá-nos o verdadeiro temor a ti que é o princípio da sabedoria. Ajuda-nos para que te conheçamos cada vez melhor e tenhamos a exata compreensão do quanto nos amas. Por amor a Jesus, nosso Salvador. Amém.