Hora Luterana

Um Homem Chamado Martinho

Um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que, ao longo dos séculos, cresceu em importância para a Igreja Cristã.

Em “Um Homem Chamado Martinho – Parte 1”, você encontrará o reformador religioso, na Alemanha do século XV, discordando e rompendo com a Igreja Católica.Martinho_Capa_Pt

Este filme é o primeiro de uma série de três filmes dedicados a Martinho Lutero – um monge cuja compreensão, inspirada pelo Espírito Santo, sobre a justificação dos pecadores, feita por Deus, através da fé no Salvador, foi a pedra angular da Reforma Protestante.

Em cinco episódios, este primeiro filme retrata a vida e os tempos de Lutero que são examinados através das lentes da história, da religião e da teologia. O Rev. Gregory Seltz, pastor da Hora Luterana, une-se a vários especialistas e estudiosos para apresentar um retrato da vida desse extraordinário ser humano.

A influência e o impacto da vida de Lutero merecem um estudo profundo. Como um miserável pecador, Lutero sentia-se perdido e desesperado diante de um Deus-Juiz severo e exigente, e, por isso, não tinha mais esperança de receber a vida eterna. Mas, apegando-se às verdades reveladas pelo Espírito Santo sobre a justificação pela fé e sobre a liberdade que os cristãos experimentam sob a graça de Deus, Lutero tornou-se um embaixador entusiasmado do Evangelho.

Neste filme, detalhes da vida de Lutero são descritos: sua infância com seus pais, Hans e Margarete, suas atividades universitárias, sua decisão de tornar-se monge, seu protesto contra as práticas católicas, seus eruditos e volumosos escritos, seus dias de fuga e anonimato, e seu papel como marido e pai.

“Um Homem Chamado Martinho” é um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que, ao longo dos séculos, cresceu em importância para a Igreja Cristã. A fé firme de Lutero e o alcance de suas ações permanecem até hoje como um padrão para a vida dos cristãos do séc. XXI que têm Cristo no centro de sua vida.

Sugestão: Você pode utilizar este estudo em um grupo. Para isso, faça o download do Guia de Estudo e utilize-o como ferramenta para promover o diálogo em seu grupo.

Download – Guia de Estudos

Assista ao primeiro episódio do filme “Um Homem Chamado Martinho – Parte 1”:

Assista os demais episódios:

Guia de Estudos| Episódio 1 | Episódio 2 | Episódio 3 | Episódio 4 | Episódio 5 | Bônus – Lutero se casa | Bônus – Lutero luta contra uma doença | Bônus – Passeio pelo Mosteiro