Para: Segunda-feira, 21 de maio de 2018
Leia em sua Bíblia: João 8.42-47
“A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus.” (Jo 8.47)
Vivemos na era da superinformação. Uma informação que antes só podia ser encontrada em uma biblioteca de um país distante, hoje pode ser acessada instantaneamente, de qualquer lugar, por meio da rede mundial de computadores. Como um jornalista certa vez afirmou, hoje uma criança com cinco anos de idade tem acesso a mais informações do que um faraó egípcio ou um imperador romano. Mas o que aparentemente é apenas benéfico não deixa de ter suas mazelas. O ser humano é bombardeado diariamente com tantas informações divergentes que se torna difícil saber a quem dar ouvidos.
No evangelho de João, capítulo 8, Jesus se dirige a judeus que têm orgulho de sua origem, de serem descendentes de Abraão, mas que não querem dar ouvidos a ele. Preferem dar ouvidos a seus próprios interesses egocêntricos e terrenos. No fim, Jesus diz palavras duras àqueles judeus, demonstrando a eles que ao não darem ouvidos à sua mensagem, acabam dando ouvidos a outro senhor, oposto a Deus. Jesus disse a eles: “A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus” (Jo 8.47). No entanto, aqueles judeus estavam dando ouvidos ao pai da mentira, o Diabo.
Ainda que não seja fácil distinguir quem esteja falando a verdade neste mundo, uma coisa é certa: Jesus é a verdade, e só ele pode nos libertar do pecado, da morte, e do pai da mentira. Cristo afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Mesmo que haja muitas verdades, no que se refere ao perdão dos pecados e à salvação, só há uma verdade: Jesus. Por isso, dê ouvidos a ele, pois só assim você receberá perdão, vida e salvação.
Oremos: Amado Pai celestial, concede-me sabedoria e compreensão para distinguir o que é verdade e o que é mentira neste mundo. Que eu jamais deixe de dar ouvidos a Jesus, pois ele é o único caminho, a verdade e a vida. Amém.