Para: Quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Leia em sua Bíblia: Salmo 131
“Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus, o Senhor, agora e sempre!” (Sl 131.3)
Em nossos dias, o movimento da autoajuda é bastante enfatizado. Nele se recomenda: “Ponha-se diante do espelho e diga: eu estou de bem com a vida. Tenho o que preciso”. Infelizmente a natureza humana quer chamar a atenção sobre si própria.
O povo de Israel em certo momento cansou de esperar em Deus e resolveu se ajoelhar diante de Baal. Hoje, o culto ao ego, ao consumo, ao meu direito e meu prazer é a nova roupagem do culto a Baal.
Davi, no Salmo 131, coloca-se diante de Deus em humildade e confiança. Davi reconhece que o orgulho humano diante de Deus é como pó e coloca-se diante de Deus como uma criança que espera pelo colo da mãe. E em seguida, Davi pede ao povo de Israel para que espere sempre pelo Senhor Deus: “Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus, o Senhor, agora e sempre!” (Sl 131.3).
Isso é válido para nós em meio a tempos de autoajuda. Todos os bens e a própria vida são um presente que Deus renova a cada segundo da nossa existência. Não podemos ter nenhuma ilusão a respeito da nossa humanidade orgulhosa. Cedo ou tarde ela desaba. Apenas esperando em Deus é que podemos viver o dia a dia em fé e não em orgulho.
Deus desamparou seu Filho Jesus na cruz, para sofrer o castigo do nosso orgulho, para não ter de desamparar seus filhos adotivos, mas garantir-lhes a sua companhia graciosa neste mundo e na eternidade. Por causa da obra de Cristo, estaremos no colo de Deus no céu! A jornada do povo de Deus, seja no tempo do Antigo Testamento, seja nos tempos de hoje, é uma jornada de fé, não de orgulho. Que dia e noite esperemos pelo Senhor Deus!
Oremos: Senhor Deus, pedimos-te perdão por nosso orgulho humano. Que a cada novo dia saibamos esperar unicamente em tua infinita graça. Unicamente em ti temos a certeza da salvação e da vida eterna. Por Jesus Cristo. Amém.