Para: Terça-feira, 30 de outubro de 2018
Leia em sua Bíblia: Isaías 55.1-11
“Assim também é a minha palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo.” (Is 55.11)
O autor do livro de Provérbios dá conselhos sobre o uso que se faz das palavras. Deus diz que uma palavra suave acalma os ânimos, enquanto uma palavra dura desperta a raiva. Ele também afirma que ansiedades abatem a pessoa, mas a boa palavra a alegra.
Palavras ditas pelas pessoas têm poder. Elas machucam e curam, entristecem e alegram. Mas, palavras humanas não têm todo o poder. Isso só acontece com a palavra que Deus falar.
Deus afirma que a palavra dele não só tem poder, como faz aquilo que ele quer que aconteça: “Ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo” (Is 55.11). Ela não volta vazia. A palavra dele também machuca e cura; é amarga e é doce. Quando ele diz que as pessoas más precisam se arrepender, ele usa uma palavra mais dura: “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos!” (Is 55.7). Ao falar que ele tem compaixão das pessoas que se arrependem e confiam nele, ele se utiliza de um doce convite, que alegra e que dá esperança: “Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente” (Is 55.7).
Deus usa a sua palavra para convidar as pessoas a um banquete em que ele oferece o melhor do alimento espiritual que todos precisam: o perdão e a paz. A palavra de Deus se fez gente e habitou entre nós em seu Filho Jesus. Ele é a palavra e ele faz uso dela para convidar as pessoas ao banquete da graça. “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Jesus convida através da palavra e ela faz o que Deus quer: nossas cargas são aliviadas; nossos pecados, perdoados.
Oremos: Jesus, obrigado por tua palavra e pelo teu convite de lançarmos sobre ti as nossas cargas. Converte-nos a ti, Senhor, e faz com que ouçamos as tuas palavras que nos sustentam e nos dão a paz. Amém.