Para: Terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Leia em sua Bíblia: Romanos 14.13-19
“Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.” (Rm 14.19)
Não é fácil ter paz, especialmente nos relacionamentos. Posições contrárias levam pessoas a desfazerem amizades e até negarem familiares. Paz é algo que os pais buscam para a família, que os chefes esperam entre os seus funcionários, e os professores constroem na relação com seus alunos.
A Palavra de Deus diz: “Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé” (Rm 14.19). A paz é trazida para vida abrindo-se mão do confronto, deixando de lado a insensibilidade com as pessoas, compartilhando o perdão e a reconciliação. E também quando não somos o fim da bênção recebida, mas somos o meio pelo qual as bênçãos de Deus chegam ao próximo.
A questão é: como ter paz com o próximo se não tivermos paz com Deus? De nada adianta buscar a paz nos relacionamentos horizontais, se não há paz no relacionamento vertical, o relacionamento entre o ser humano e Deus. Por isso o apóstolo Paulo escreveu: “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Buscar o que traz paz, em primeiro lugar, é ter Jesus.
Jesus diversas vezes esteve em meio a confrontos. Muitos questionaram seu ensino e contestaram as suas ações. E ele assumia os confrontos sempre que o evangelho estava em perigo. O desejo dele é que todos sejam salvos. E, além disso, que aqueles que já o seguem permaneçam na fé.
Jesus veio ao mundo e confrontou grandes inimigos para que nós recebamos a paz de Deus. Jesus enfrentou a cruz e ali conquistou o perdão para nós, o perdão que nos dá paz com Deus. Com ele nós estaremos em paz com Deus e prontos a ajudar os outros a fortalecerem sua fé.
Oremos: Jesus bendito, obrigado por me dares a tua paz. Ajuda-me a alertar os que estão distantes de ti para que tenham a paz que tu ofereces. Amém.