Para: Terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Leia em sua Bíblia: Mateus 17.22-23
”E os discípulos ficaram muito tristes.” (Mt 17.23)
Como assim? Falar de tristeza em plena época de Natal? Natal é tempo de alegria, é tempo de festas. Natal é tempo de reunir a família e os amigos, é tempo de dar presentes. Não é tempo de conversar sobre tristezas! Bom, claro que é verdade tudo isso, mas tristeza também faz parte de nossa vida. Não estamos contentes em todos os dias da nossa vida. Há dias em que simplesmente não sorrimos. E a tristeza, às vezes, ou muitas vezes, invade a nossa rotina e a nossa vida.
No texto bíblico do evangelho de Mateus, capítulo 17, encontramos uma cena de tristeza. Jesus estava reunido com seus seguidores e anuncia algo surpreendente: ele diz que irá morrer! “Bem, todos morremos um dia”, podemos pensar. Mas o que Jesus estava dizendo é que a sua missão era ser entregue para ser morto. Que notícia impactante! Imaginemos como seria a vida dos seguidores de Jesus, sem Jesus! Obviamente seria uma vida de muita tristeza. Afinal, eles não teriam a companhia maravilhosa de Jesus. E, assim, eles ficaram tristes com a notícia.
Mas, hoje, nós temos como ter acesso ao desenlace dessa história. Jesus morreu, sim. Mas não ficou morto. Ele ressuscitou no terceiro dia, e subiu aos céus. E ele fez uma promessa linda antes de subir: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). E isso transforma a nossa tristeza em alegria.
Quando a tristeza chegar em nossa vida, lembremos da promessa de Jesus. Não, nem a tristeza poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus! Confiemos sempre em Jesus, o Filho de Deus que transforma a nossa vida.
Oremos: Querido Jesus, obrigado porque em meio às tristezas do dia a dia posso encontrar em ti as forças necessárias para transformar essas tristezas em alegrias. Em teu nome eu peço. Amém.