Para: quinta-feira, 02 de março de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 121
“O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite.” (Sl 121.6)
A saída do povo de Deus do Egito não foi nada fácil. E, mesmo depois de terem saído daquela terra e atravessado o mar Vermelho, eles ainda teriam uma longa caminhada pela frente. Seriam quarenta anos andando no deserto até chegarem na terra prometida por Deus. Foram quarenta anos nos quais Israel teve de aprender a viver única e exclusivamente do poder de Deus em suas vidas. O próprio Senhor alimentava o seu povo e, mais do que isso, o próprio Deus os protegia e mostrava o caminho, como vemos no texto de Êxodo 13.21-22: “Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite. A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite”.
Deus protegeu o seu povo naqueles anos de peregrinação e o protegeu durante toda a história. Isso não significa que caminhar no deserto tenha sido fácil, mas eles foram guiados por Deus nessa caminhada. O Salmo 121 também nos relembra desse cuidado de Deus: “O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida” (Sl 121.6-7).
Nós somos o povo de Deus hoje, e podemos ter certeza, como povo de Deus, de que ele nos guia em nossa caminhada assim como guiou o seu povo durante toda a história. A maior garantia desse cuidado foi o próprio Cristo quem nos deu, com a sua obra na cruz. E ele mesmo nos disse: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Por isso, lembre-se: o Senhor está com você em todo o seu caminho!
Oremos: Obrigado, Senhor, por estares comigo. Concede que eu saiba que, tanto em tempos de alegria como de sofrimento, tu me guias sempre. Amém.