Para: segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Filipenses 1.12-17
“Meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram ajudaram, de fato, o progresso do evangelho.” (Fp 1.12)
Juliano, por causa de dores abdominais muito fortes, foi levado pelos pais a um médico. Passados alguns dias, depois de vários exames foi constatado que ele tinha um câncer. Ele começou a tratar-se numa clínica onde concluiu-se que a solução para o seu problema seria um transplante de medula óssea. Amigos do Juliano colocaram o caso em suas redes sociais e, de repente, uma jovem da idade dele, com o consentimento dos pais, prontificou-se a doar a medula.
Depois de alguns meses, após o transplante, Juliano recebeu alta. Ele e a doadora tornaram-se amigos inseparáveis. Ele, sendo cristão, convidou-a para ir com ele à igreja. Ela veio a tornar-se cristã e namorada dele. E um dia, depois do culto, Juliano disse para a, então noiva, Alice: “Querida, sou grato a Deus por ele me haver permitido ficar com câncer. Se não fosse a doença, provavelmente nós não teríamos nos conhecido, não teríamos noivado, e eu não teria a oportunidade de apresentar Jesus, o Salvador, para você”.
Foi mais ou menos isso o que o apóstolo Paulo reconheceu na carta aos cristãos de Filipos. Coisas que aconteceram com ele, e que podiam parecer ruins aos olhos de outros, na verdade auxiliaram para o progresso do evangelho. Ele reconheceu: “Meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram ajudaram, de fato, o progresso do evangelho” (Fp 1.12).
Sim, nem sempre entendemos por que Deus permite que determinadas coisas aconteçam conosco. Porém, podemos continuar a confiar nele já que ele está no comando de nossa vida e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam.
Oremos: Senhor Deus, obrigado por estares no comando da nossa vida. Fortalece a nossa fé para que confiemos que tudo o que permites que aconteça conosco é para o nosso bem ou para o bem de alguém ao nosso redor. Em nome de Jesus o pedimos. Amém.