Para: domingo, 17 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: João 1.19-28
“Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.” (Jo 1.27)
Ser líder não é fácil. Pode ser um dom natural, dado por Deus. Pode ser o resultado do esforço pessoal quando as capacidades não são muito abundantes nesta área de administrar pessoas e coisas. Liderança muitas vezes se confunde com poder. E os dois não vêm juntos necessariamente. Um símbolo para isso são as chaves. Em uma empresa, talvez o responsável carregue muitas chaves, como amostra de que pode abrir muitas portas e tem muito poder e responsabilidade. Mas não significa que seja o melhor líder.
João Batista recebeu a visita de vários grupos religiosos da capital Jerusalém que vinham investigar por que tantas pessoas estavam indo até o rio Jordão para serem batizadas por ele, em lugar de estarem no templo construído pelo rei Salomão. “Quem é você?”, perguntam. Elias, o profeta que estamos esperando? O Messias? Qual é o segredo do seu êxito com as pessoas?
Os líderes, especialmente políticos e empresariais, sofrem de muitas tentações. Algumas até rimam: fama, grana, cama. No entanto, João Batista é diferente. Sincero e transparente como a sua vida simples, vestia-se com pele de camelo e um cinto de couro, pregando arrependimento e batizando os que se aproximavam. Ele apontava para seu primo Jesus, o verdadeiro, eficiente e suficiente Salvador: “Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele” (Jo 1.27).
Sandálias nos tempos atuais não provocam mal-estar ou nojo. Mas naquela época, em meio aos caminhos de terra, pedra e pó, juntando-se a sujeira às prováveis feridas nos pés provocadas pelas longas jornadas, a coisa era diferente. E João diz que não merece nem a honra de mexer na sandália do Messias, quanto mais ocupar o seu lugar.
Oremos: Pai eterno, concede-nos humildade em nossos pensamentos e ações. Que teu instrumento João Batista seja exemplo na nossa vida. Amém.