Para: quarta-feira, 11 de março de 2020
Texto: 1Coríntios 1.18-25
“De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1Co 1.18)
No Império Romano, a cruz era a forma de punir com a morte os criminosos e os rebeldes. Os condenados tinham uma morte lenta, cruel e vergonhosa. Jesus foi crucificado. Ele não era criminoso. Aliás, era um inocente injustiçado. No entanto, a sua morte trouxe vida a todos os que confiam nele.
Hoje, a cruz ainda é usada como adorno em vários lugares. Nas igrejas, a cruz é uma manifestação da confiança dos cristãos, de que Jesus morreu na cruz para pagar pelos pecados, e ressuscitou para nos garantir a vida eterna.
Essa mensagem mudou tanto a vida do apóstolo Paulo que ele passou a ser um defensor e anunciador dela. O seu trabalho não foi fácil, pois a mensagem da cruz, naqueles dias, era loucura. Ele mesmo escreveu: “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18). Muitos não acreditaram que Deus salvaria as pessoas usando um método tão violento, culminando na morte de Jesus em lugar dos pecadores. Hoje, muitos alegam que o pecado não existe. Outros vivem na mentira de que aqueles que têm fé não terão problemas ou que a vida com Jesus garante necessariamente glórias terrenas. Sabemos que não é assim. Jesus deu a sua vida sofrendo o castigo que era nosso. E se o próprio Jesus sofreu, os seus discípulos também sofrerão. Mas, todo o sofrimento passará e acabará porque Jesus venceu a morte dolorosa na cruz.
A mensagem da cruz é o poder de Deus. Na cruz, Deus mostrou a sua graça e o seu amor ao enviar Jesus para nos substituir na morte. Jesus morreu e ressuscitou por nós. Esse é o evangelho poderoso, que não deve ser alterado, mas crido.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado por morreres em nosso lugar para nos dar o perdão dos pecados. Ajuda-nos a crermos na salvação que vem da cruz. Em teu nome oramos. Amém.