Para: sexta-feira, 10 de abril de 2020
Texto: Hebreus 4.14-16
“Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” (Hb 4.16)
Muitas pessoas acreditam que necessitam de alguém que seja o elo entre os seres humanos e Deus: acreditam que tal papel pode ser ocupado por um líder religioso, um estudioso, ou, até mesmo, por uma pessoa bastante religiosa.
Os judeus, no culto que prestavam a Deus, viam a sua principal figura religiosa desempenhando esse papel de elo: o Grande Sacerdote, que, de tempos em tempos, entrava no lugar onde ficava o principal altar, no templo de Jerusalém. Antes de entrar nesse local e ter o direito de entrar na presença de Deus, o Grande Sacerdote deveria se purificar, realizando rituais que lhe possibilitavam estar limpo dos seus pecados e digno de entrar naquele lugar misterioso e santo.
Jesus, ao dar a sua vida em nosso lugar, assume esse papel de “Grande Sacerdote” de uma vez por todas, eliminando a necessidade de qualquer intermediário. Diante de Deus, existe uma só pessoa, Jesus Cristo, que nos livra de todos os pecados e mostra que Deus quer que todos sejam salvos.
A partir do sacrifício desse Grande Sacerdote perfeito, não precisamos de intermediários, nem precisamos ter medo de orar, louvar a Deus ou de estudar a sua Palavra. Por outro lado, somos estimulados para que “tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.16).
Cristo, o Grande Sacerdote perfeito, nos convida e, ao mesmo tempo, nos mostra como é que Deus faz: ele elimina barreiras e chega perto de nós.
Oremos: Senhor Deus, obrigado por chegares perto de nós. Perdoa os nossos receios em nos aproximarmos de ti. Aumenta a nossa fé e ensina-nos a sermos testemunhas do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.