Para: quinta-feira, 16 de maio de 2024
Texto: Salmo 43
“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sl 43.5)
Uma das formas mais comuns de se tentar consolar alguém é dizendo: “Vai passar”. Mas, e enquanto não passa? Ou, se não passar? É natural que a tristeza tome conta de quem enfrenta um sofrimento ou uma crise. A aflição que se sente ao viver uma tragédia ou uma dificuldade pode ser imensa.
Muitas vezes, as circunstâncias e os fatos não permitem termos outro sentimento além da tristeza. Mas há alguém que é socorro bem presente, e que não falta em tempos difíceis. É por isso que o salmista Davi escreveu: “Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Sl 43.5).
Mesmo em meio ao sofrimento há uma luz no final do túnel, uma luz que indica a saída desse tempo difícil. Confie em Deus. Ele é a esperança que nos permite acreditar que, apesar das circunstâncias, estamos nas mãos dele. Ele é o nosso Salvador e o nosso Deus. Isso não garante solução para tudo. E não é uma garantia de que mal algum chegará até você. O que Deus nos garante é que ele está e estará do nosso lado o tempo todo. Ele nos garante que ele não nos desampara.
Você crê nisso? Não? Creia, pois, ele nos deu prova do seu amor e de que se importa conosco. Cada vez que você olhar para a cruz, encha o seu coração de esperança pois a cruz nos lembra do tamanho do sacrifício que Cristo, o Filho de Deus, fez por nós. Ele deu a sua vida pelo perdão dos nossos pecados. Ele morreu na cruz para que o maior sofrimento não caísse sobre nós: a morte eterna. Esse é o Deus que é a fonte da esperança! Ele nos ajudará a crermos num amanhã melhor, na certeza de que o nosso futuro está nele e com ele.
Oremos: Querido Deus, fortalece a minha esperança. Não permitas que a tristeza e a aflição vençam a minha esperança. Por Jesus Cristo. Amém.