Para: domingo, 19 de maio de 2024
Texto: João 16.5-15
“Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês.” (Jo 16.13)
Há algumas coisas muito interessantes em nosso comportamento. Por exemplo, todos nós gostamos da verdade, e não admitimos a mentira. Mas quem de nós nunca mentiu? Como é difícil ser verdadeiro o tempo todo! Nós nos escondemos por meio de mentiras, e, às vezes, vivemos na mentira.
Segundo o Evangelho de João, capítulo 16, versículo 13, Jesus afirmou: “Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês”. Saber toda a verdade, mas a respeito do quê? Qual é a verdade que o Espírito quer nos ensinar?
Muitos não creem em Deus. Muitos vivem sem acreditar que Deus existe. A verdade é que Deus criou todas as coisas. A verdade é que a humanidade é escrava da mentira, do pecado. E que esse pecado irá nos levar à morte eterna. Essa é a verdade! A mais crua verdade é que nascemos condenados à morte física e condenados ao inferno. Mas ainda bem que a verdade nua e crua não termina aí. Há mais. Há algo que só Deus pode revelar, uma verdade na qual as pessoas somente podem acreditar se forem convencidas por ele. É a verdade de que só Jesus salva e de que quem não crê em Jesus está condenado ao inferno. Só há um caminho que leva a Deus Pai: Jesus Cristo.
Não é verdade que todos os caminhos levam a Deus, e nem que todas as religiões são boas. Há muitos religiosos que mentem e enganam, inclusive em nome de Jesus. A verdade precisa ser dita e Deus nos diz a verdade na Bíblia Sagrada.
Há promessas e ensinos mentirosos e que enganam as pessoas. Mas Deus nos ensina a verdade. Ela está revelada na Bíblia e a verdade que liberta é uma só: Jesus Cristo. Ele deu a vida dele na cruz para perdoar os nossos pecados. Ele ressuscitou no domingo da Páscoa e assim nos deu a garantia de que também nós ressuscitaremos. A verdade é a seguinte: sem Jesus não há salvação!
Oremos: Pai querido, graças te dou por me ensinares a verdade. Não permitas que eu me afaste da verdade e da vida: Jesus. Amém.