Para: segunda-feira, 01 de julho de 2024
Texto: Lamentações 3.55-58
“No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: ‘Não tenha medo!’ Ó Senhor, tu vieste me socorrer e salvaste a minha vida.” (Lm 3.57-58)
De acordo com estudiosos da Bíblia, o livro das Lamentações foi escrito pelo profeta Jeremias entre 586 a.C., quando a cidade de Jerusalém foi destruída pelos babilônios sob o comando do rei Nabucodonosor, e 538 a.C., quando Ciro, o imperador da Pérsia, permitiu que os judeus deportados retornassem a Jerusalém.
Esses anos foram muito difíceis para os israelitas. Em razão de seus pecados, especialmente pelo fato de terem servido a falsos deuses, o Senhor Deus permitiu que a cidade fosse destruída e o povo levado como escravo para longe de sua terra natal.
Apesar da situação difícil, Jeremias e outros profetas chamaram o povo ao arrependimento e deixaram claro que se isso ocorresse, Deus o perdoaria. E o autor bíblico deixa bem claro que ao clamar por ajuda, o Senhor ouviu o pedido e agiu: “No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: ‘Não tenha medo!’ Ó Senhor, tu vieste me socorrer e salvaste a minha vida” (Lm 3.57-58).
Assim como Israel foi socorrido depois de ter reconhecido o seu erro e clamado por perdão e auxílio, assim também nós podemos sempre de novo buscar ajuda em Deus. Aliás, é isso o que ele mais quer: que cada um de nós reconheça as coisas erradas que tem feito, que merecíamos a condenação eterna ao inferno, e que receberemos, ao crermos em Jesus como o nosso Salvador, o pleno perdão e a salvação eterna.
Sim, Deus quer sempre de novo nos socorrer e estender a mão do perdão. Busquemos a Deus, confiantes. Ele, certamente, ouvirá a nossa prece e nos salvará.
Oremos: Bondoso Deus, eu reconheço que tenho pecado contra ti e confesso que estou arrependido. Por amor a Jesus, perdoa-me. Com o teu socorro, eu não mais temo a condenação, pois creio que terei, pela fé em Cristo, a vida eterna. Amém.