Publicado em: 08 de julho de 2024
Música alta 

Para: segunda-feira, 8 de julho de 2024

Texto: Amós 5.21-24  

Parem com o barulho das suas canções religiosas.” (Am 5.23) 

Em tempos de fartos recursos eletroeletrônicos, a música circula com uma velocidade imensa. É muito comum as pessoas usarem fones de ouvidos e caixas de som para ouvir as suas músicas preferidas. Isso é muito bom. No entanto, quem nunca foi incomodado com uma música alta, desagradável? 

Deus também ficou incomodado com a “música alta” do seu povo, na época do profeta Amós. Por meio do seu profeta, ele disse: “Parem com o barulho das suas canções religiosas” (Am 5.23). O que estava acontecendo? 

O povo de Deus se mostrava muito religioso. O templo estava sempre cheio, os sacerdotes tinham as agendas lotadas. As músicas entoadas nos momentos do ajuntamento do povo de Deus eram ouvidas de longe. Quem olhava de fora poderia imaginar que se tratava de um povo piedoso. No entanto, Deus não quer que o seu povo se reúna para culto e, ao mesmo tempo, continue a viver e a praticar aquilo que desagrada a Deus. De nada adianta um culto maravilhoso, com uma música de primeira qualidade, se faltar humildade, piedade, honestidade, reverência, confiança de coração no Senhor. Mesmo a mais linda liturgia de nada adianta se não estiver conectada com um coração perdoado, salvo, de uma pessoa que procura viver sob a direção do Espírito Santo. 

Deus aponta a solução: “Quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” (Am 5.24). Deus está falando aqui da vida de pessoas que são declaradas justas por ele, pela fé em Jesus Cristo e que, por isso, vão buscar viver uma nova vida, e vão adorar a Deus eespírito e em verdade. A justiça de Deus é o próprio Cristo, seu sacrifício e morte na cruz, e os benefícios do perdão, vida e salvação que ele nos concede, de graça, no evangelho. Apenas em Jesus o nosso culto se torna agradável a Deus e aceito por ele. 

 

Oremos: Senhor Jesus, dá-me um coração perdoado e humilde, para que eu possa cultuar-te da maneira que te agrada. Amém.