Para: domingo, 11 de agosto de 2024
Texto: João 6.41-51
“Nos Profetas está escrito: ‘Todos serão ensinados por Deus.’ E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim.” (Jo 6.45)
Hoje é o Dia dos Pais. Provavelmente você ouviu muitas coisas ditas pelo seu pai e aprendeu muito com ele, mas hoje vamos aproveitar para falar sobre o nosso Pai celestial. Jesus diz em João 6.45: “Nos Profetas está escrito: ‘Todos serão ensinados por Deus.’ E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim”.
Ouvir e aprender estão entre as questões mais difíceis na relação entre pais e filhos. Percebemos claramente que há uma deficiência em todas as relações humanas quando falamos do ouvir e do aprender. Precisamos confessar que não sabemos tudo e que necessitamos ser ensinados em muitos assuntos.
A maior de todas as lições que precisamos ouvir e aprender é sobre o melhor direcionamento para a nossa vida. E não é sobre a vida profissional, amorosa ou financeira. É sobre a vida como um todo, ou seja, a vida neste mundo, mas especialmente a vida eterna.
O nosso Pai celeste conhece as nossas necessidades e é exatamente por isso que ele nos ensina que precisamos direcionar a nossa vida para Jesus. Isso se deve ao fato de sermos pecadores e nascermos afastados do nosso Pai celeste por causa do pecado. Como é triste uma família dividida com filhos afastados do Pai!
Deus nos ensina pela Bíblia que Jesus é o único caminho que nos leva de volta ao Pai como ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai” (Jo 14.6-7). Jesus mesmo dirá a todos os cristãos no dia do Juízo Final: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25.34).
Oremos: Obrigado, querido Jesus, por me integrares na família de nosso Pai celestial. Aguardo com alegria e fé o momento de vivermos juntos no céu. Amém.