Publicado em: 23 de agosto de 2024
A verdadeira alegria 

Para: sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Texto: Isaías 29.17-19  

“O Santo Deus de Israel fará com que os pobres fiquem alegres”. (Is 29.19) 

Pessoas explorando o povo, prejudicando os outros, fazendo acusações falsas e enganando juízes, mentindo para condenar inocentes, zombando de Deus. Parece que estamos falando de nosso país, não é? Mas são palavras do profeta Isaías, ditas há cerca de 2.700 anos, contra um povo que adorava a Deus de maneira fingida, enquanto fazia todas essas maldades. 

A resposta de Deus para os que sofriam veio em forma de promessas: “Naquele dia, os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado, e os cegos ficarão livres da escuridão e poderão ver. O Senhor dará alegria aos necessitados, o Santo Deus de Israel fará com que os pobres fiquem alegres” (Is 29.18-19). 

As pessoas não mudaram e continuam existindo os explorados e os exploradores, os mentirosos e os que são enganados, os pobres e necessitados. E o que aconteceu com as promessas de Deus? Será que ele se esqueceu delas, ou também enganou o povo? Deus cumpriu as suas promessas, mas dá aos pobres e necessitados uma alegria que é diferente e muito melhor do que as alegrias que podemos receber neste mundo. O livro que Isaías disse que estava fechado e lacrado foi aberto aos que estavam cegos e surdos pela maldade humana, chamada pecado, e revelou o mistério da salvação por meio do Filho de Deus, Jesus Cristo. 

Quem conhece e crê em Jesus tem os seus olhos e ouvidos abertos pelo seu Espírito Santo e recebe a alegria do perdão, da salvação e da vida nova e eterna. E assim, tanto os opressores como os oprimidos e pobres neste mundo são transformados e podem viver na verdadeira alegria em Cristo, que conquistou isso ao dar sua vida na cruz em sacrifício pelos pecados de todas as pessoas.  

Antes pobres condenados por causa de nossos pecados, agora recebemos de Cristo a verdadeira alegria e podemos compartilhá-la com outros. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela verdadeira alegria que recebemos pela salvação de Cristo. Amém.