Para: quinta-feira, 5 de setembro de 2024
Texto: Salmo 146
“Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.” (Sl 146.5)
É comum ouvirmos pessoas dizendo que não dá mais para confiar em ninguém. São tantas injustiças, enganações, falsificações, corrupções e mentiras, que chegamos ao ponto de ficar desconfiados de todas as pessoas.
Ao mesmo tempo, nenhum ser humano é completamente independente. Precisamos uns dos outros, pois Deus nos mantém por meio das vocações que ele dá a cada ser humano. Por isso, confiar no próximo é inevitável.
Precisamos do próximo, mas também sabemos que as pessoas falham e podem quebrar a nossa confiança. Diante desse dilema, o salmista orienta: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos” (Sl 146.3). Todos são pecadores. Por isso, “feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus” (Sl 146.5).
O Salmo 146 expressa a razão pela qual podemos confiar em Deus: ele é o Criador, ele cumpre as suas promessas, é justo, liberta, cura, protege e o seu reino é eterno. Todas essas razões estão presentes no ministério de Jesus. Portanto, confie nele. “Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus” (Cl 2.9). Ele não falha e não é corruptível. Ele morreu por amor a nós e venceu a morte. Jesus merece confiança.
Confiando que é Jesus quem salva, liberta, protege e cura, olhamos agora para o próximo sem falsas ilusões de perfeição, mas como possível instrumento de Deus para a manutenção da vida. Também devemos nos ver como instrumentos de Deus para auxiliar o próximo. Assim, vivendo em amor, esperamos o Rei que reinará para sempre e o reino da eterna perfeição.
Oremos: Que todo o meu ser te louve, ó Senhor! Ensina-me a confiar em ti de todo o coração. Salva-me, cura-me, protege-me e reina em mim, ó Jesus. Amém.