Para: quinta-feira, 3 de outubro de 2024
Texto: Salmo 128
“Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!” (Sl 128.1)
Quem não quer ser feliz? As pessoas fazem de tudo, trabalham muito, suam muito, apostam muito, confiam em muitas coisas, para conseguir a felicidade. Acham que ser feliz depende de ter muito dinheiro, de ter poder e fama, de conquistar o favor de Deus da forma certa.
O Salmo 128 era uma canção entoada pelo povo de Israel quando ia em peregrinação a Jerusalém, para participar das festas religiosas que se realizavam lá. O texto do salmo fala da felicidade que a pessoa pode ter, individualmente, em família, na igreja e na sociedade. E mostra que a felicidade depende de uma coisa: “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!” (Sl 128.1).
Mas o que é temer a Deus? Uma das definições de temer é ter medo. E, de fato, se nós olharmos para Deus a partir de nós, do que fazemos e do que pensamos, não há outra reação possível a não ser o medo, pois o nosso pecado não deixa outra opção. Mas se nós olharmos para Deus a partir do que Deus é e faz, o temer passa a ter outra definição, pois seu significado é ter respeito, confiar.
É a confiança em Deus que traz a felicidade, pois sabemos que somos seus filhos por causa de Jesus Cristo, em quem Deus revela o seu amor e a sua vontade. E qual é a vontade de Deus? O apóstolo Paulo, em 1Timóteo 2.4, diz que Deus “quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade”. A verdade é que, em Jesus, Deus olha para nós com amor e nos abençoa, na sociedade em que vivemos, na igreja que frequentamos, na família que temos. Ele nos faz ser felizes, pois nos abençoa agora e para sempre.
Oremos: Senhor Deus, quero ser feliz contigo e viver de acordo com a tua vontade. Aumenta a minha fé e a certeza de que em ti está a minha alegria, por meio de teu Filho Jesus Cristo, meu Salvador. Amém.