Para: sábado, 16 de novembro de 2024
Texto: Hebreus 10.18-25
“Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem.” (Hb 10.24)
Hoje vivemos em um mundo marcadamente individualista. Pode ser que, após séculos de lutas por liberdades e direitos individuais, o ser humano tenha passado do ponto, esquecendo-se de que não pode viver sem os outros, de que é um ser essencialmente social.
Somos interdependentes, e não há como escapar. Tudo que nós fazemos, de bom ou de ruim, impacta a vida das outras pessoas. Mesmo se escolhemos nos isolar ou cuidar apenas de nossos interesses, isso não deixa de ter um impacto negativo, para nós e para os outros.
Fomos criados para viver em harmonia com a natureza e com os outros seres humanos. Se o pecado quebrou essa harmonia, em Jesus temos nova chance de buscá-la. Ele se sacrificou, oferecendo a sua vida para nos unir ao Pai. Como consequência, ele quer que vivamos bem uns com os outros. Por isso ele nos ensinou a nos chamarmos de irmãos.
O autor da Carta aos Hebreus, no capítulo 10, versículo 24, também lembra essa verdade quando pede: “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem”. Isso significa que a nossa fé deve ser exercitada em conjunto, para crescermos juntos em amor e bondade.
É claro que, vivendo juntos, nos deparamos com os defeitos dos outros, assim como os nossos erros e fraquezas se tornam visíveis. Mas é da vontade de Deus que nos esforcemos para compartilhar o perdão que Jesus nos deu. Assim como Cristo viveu e morreu por nós, também zelamos, em nossa vida cristã, uns pelos outros, aprendendo juntos as virtudes que ele quer cultivar em nós.
Oremos: Amado Pai, ajuda-nos a viver juntos, cuidando uns dos outros e exercitando o perdão na família, na igreja e onde estivermos. Que possamos crescer sempre na tua graça e em teu amor. Em nome de Jesus. Amém.