Para: sábado, 12 de dezembro de 2020
Texto: Filipenses 4.4-7
“Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo.” (Fp 4.5)
Certamente você já foi ofendido em algum momento. É possível que alguém tenha sido arrogante na maneira de falar, duro na maneira de agir com você ou até mesmo mal educado. Nessas horas, podemos ficar irritados e descontar usando a mesma moeda. Mas seria essa a maneira de agir mais proveitosa? Certamente, não.
Por mais que queiramos manter nossa honra e nosso orgulho, por mais que nosso instinto nos encaminhe a revidarmos, a Palavra de Deus é a que tem o melhor conselho e a melhor instrução sobre a maneira correta de viver. E ela diz assim: “Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo” (Fp 4.5).
A referência à volta de Jesus, logo após o convite a que sejamos amáveis, está relacionada a duas coisas. Primeiro, que continuemos a viver como ele nos instruiu até a sua volta. E, segundo, que tenhamos paciência, pois com a sua volta virá a perfeita justiça!
A Palavra de Deus nos diz: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo” (Rm 12.17-19).
Diante dessa orientação, podemos ter certeza de que nunca sairemos em prejuízo por sermos gentis. Sabemos que Jesus foi perfeito em amor. Perceber e se alimentar do seu amor é a maneira mais adequada para conseguirmos amar os outros em palavras, ações e reações. Afinal, nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
Oremos: Misericordioso Deus, obrigado pelo teu amor e por tua paciência conosco. Ajuda-nos a perdoar e amar as pessoas ao nosso redor, pois sabemos que essa é a tua vontade e o caminho para uma vida mais feliz. Em nome de Jesus. Amém.