Para: sábado, 23 de janeiro de 2021
Texto: 1Coríntios 12.27-31
“Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” (1Co 12.27)
Na cultura atual há uma busca pelo corpo perfeito. A saúde física é desejável, mas o culto ao corpo pode ser perigoso. Como cristãos, sabemos que somos membros de um corpo especial. Somos membros do corpo de Cristo, a Igreja.
“Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo” (1Co 12.27), escreveu o apóstolo Paulo. Ele lembrou aos coríntios, e também a nós, que, ao ingressarmos nesse corpo, recebemos diferentes dons. A exemplo do corpo humano e seus órgãos, somos todos importantes para o corpo. Mas, cada um é diferente em seus dons e sua função que exerce no corpo de Cristo. Essa diversidade de dons torna a experiência do corpo de Cristo maravilhosa. Os dons se complementam e há espaço para todos exercerem os seus dons. Quando isso não acontece, há problemas.
Paulo percebeu um problema na igreja de Corinto e por isso aconselhou os coríntios a procurarem com zelo os melhores dons. Quando Cristo é a cabeça deste corpo, quando o reconhecemos como cabeça, estaremos atentos à diversidade para respeitar o outro. Então também procuraremos os dons com o objetivo de servir o próximo e a Deus, e não para termos glórias e reconhecimento humanos.
Um corpo cujos membros buscam aprimorar seus dons e têm Jesus como o cabeça, é um corpo perfeito. Essa perfeição não depende de nós nem do uso que fazemos dos nossos dons. Porque Cristo é o nosso guia, vamos fazer tudo de acordo com a sua vontade. E, então, mesmo com nossas imperfeições, Deus continuará utilizando esse corpo, com todos seus membros e dons, para o serviço do Reino de Deus. Assim tem sido.
Quer continuar sendo um membro útil do corpo de Cristo? Confie no amor de Deus e busque com zelo os melhores dons. Deus, por amor, abençoará você.
Oremos: Amado Pai, perdoa-nos quando buscamos glórias pessoais. Dá-nos humildade de sermos membros úteis do corpo de Cristo, para levar o teu Reino às pessoas. Amém.