Para: sábado, 6 de fevereiro de 2021
Texto: 1Coríntios 14.12-20
“Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente.” (1Co 14.12)
Antes de subir aos céus, Jesus orientou seus discípulos a permanecerem em Jerusalém. Com o propósito de levar a mensagem do Cristo vitorioso e ressurreto a todas as nações, Deus derramaria o seu Espírito Santo sobre eles. A partir do Pentecostes, a Igreja de Cristo passou a atuar de um jeito diferente. Visto o sacrifício de Jesus ser “uma vez por todas” (Hb 10.10) as leis cerimoniais foram abolidas. Agora, o Corpo de Cristo se move pela fé que atua em amor, dando testemunho da obra redentora, em favor do pecador.
Sob essa ótica, podemos dizer que a missão da Igreja é desafiadora, pois Deus confiou a ela a responsabilidade de ser “embaixadora de Cristo” (2Co 5.20), levando o evangelho da graça aos corações arrependidos.
Infelizmente, ninguém é capacitado para essa obra, já que a nossa natureza é corrompida pelo pecado e, portanto, sem condições de realizar essa sublime tarefa. É por isso que Deus precisa intervir, derramando o seu Espírito Santo. Os dons, por exemplo, são presentes de fonte inesgotável, e, revertidos ao verdadeiro propósito, servem o Reino de Deus, dando a pluralidade necessária ao Corpo. O grande problema é perder o foco! Jamais devemos deixar a soberba ou o orgulho atrapalhar o propósito de Deus em salvar. Essa é a orientação do apóstolo Paulo: “Procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente” (1Co 14.12).
Precisamos usar os dons derramados pelo Espírito Santo com inteligência, servindo ao propósito da Igreja, anunciando o Cristo vitorioso, como fizeram os apóstolos. Pois importa que ele cresça e a gente diminua.
Oremos: Querido Deus, purifica o nosso coração e a nossa mente para que as nossas ações e intenções sirvam somente ao teu Reino. Em nome de Jesus. Amém.